quarta-feira, dezembro 24, 2014

O VERBO SE FEZ CARNE

 

 
E o Verbo se fez carne
e habitou entre nós,
cheio de graça e de verdade,
e vimos a sua glória,
glória como do unigênito do Pai.
 
Onde foi?

— Beit-leham, casa de pão, se torna local do nascimento do Pão da Vida

“E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq 5.2). “José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2.4-7) e “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes...” (Mt 2.1). “Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo... Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6.33;35).

Com quem aconteceu?
 
— Yousef ben Yacob (José)

“Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (Isaías 7.14 -- que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus” (Mt 1.20-25)

— Miriam bat David (Maria)

“Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim (Lc 1.30-12).

— Yeshua ha Meshiach (Jesus)

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Is 9.6-7)

Há melhor lugar para um Cordeiro recém-nascido do que uma mangedoura em estábulo?

“... e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lc 2.7-14). “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29)

Quem seriam os primeiros a saudar o nascimento do Cordeiro de Deus?

Pastores guardando os rebanhos como o antepassado rei-pastor Davi

“Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite... e ficaram tomados de grande temor...”

Um anjo – multidões de anjos

“E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam...”

* pessoal, – não temais
* à comunidade, – vos trago boa nova de grande alegria
*a todos os povos – que o será para todo o povo:

“é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura (...) e a glória do Senhor brilhou ao redor deles (...) subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

O que fizeram os pastores?

“E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:

Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Foram apressadamente e
acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
Vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino”!

O que fizeram os que ouviram e os que proclamaram?

“Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores... Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado (v.20).

Sábios do Oriente:

“Eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo... eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.1;9-11).

Simeão

“Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele... Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo,
segundo a tua palavra;
porque os meus olhos já viram a tua salvação,
 a qual preparaste diante de todos os povos:
 luz para revelação aos gentios,
e para glória do teu povo de Israel...
Simeão os abençoou e disse a Maria...
Eis que este menino está destinado tanto para ruína
como para levantamento de muitos em Israel
e para ser alvo de contradição
        (também uma espada traspassará a tua própria alma),
para que se manifestem os pensamentos de muitos corações    (Lc 2.25-35).

e Ana, viúva de oitenta e quatro anos: “Chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém” (v 38).

José, Maria e o bebê Jesus:

“E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia” (Lc 2.33)

 “Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho”.

“Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel. Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galiléia. E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno” (Mt 2.19-23).

Herodes

“Enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem” (Mt 2.16-18).

Jesus?

“Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele,
 e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.2-5).
“... a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.17).

E Maria?

“Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração” (v.19; v. 51).

E nós?

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.11-13).

Que recebamos a Jesus Cristo, Deus Conosco, não apenas neste Natal, a cada dia, porque nele vivemos e existimos – para a glória e paz de Deus e a verdade e alegria entre os homens.

Elizabeth Gomes

Nenhum comentário: